Postado por Padrão do site em 20/maio/2018 -
Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981); fez Residência em Medicina Preventiva e Social -HUAP-UFF (1983), Especialização em Administração de Serviços de Saúde pela UFF-WKKF (1983) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ (1996). Cursou Regulation in a Modern National Economy na The George Washington University – School of Business – USA (2005). Desde 1983 é Professor da UFF. Atualmente é Professor Associado IV do quadro permanente do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde -GEGES-ISC-PROPPi-UFF(GP CNPq) e Pesquisador Associado do Laboratório de Pesquisas Sobre Práticas de Integralidade em Saúde -LAPPIS-IMS-UERJ (GP CNPq). Atua na graduação de Medicina e nas Pós Graduações em Saúde Coletiva (Mestrado – ISC-UFF); Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado-UFRJ-UFF-ENSP/FIOCRUZ-UERJ); Justiça Administrativa (Mestrado Profissional-UFF). É Editor Associado da Revista PHYSIS -IMS-UERJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, modelos tecnoassistenciais em saúde, avaliação de serviços de saúde sob a óptica da Integralidade, educação de profissionais de saúde, Integralidade em saúde e saúde suplementar.
Seguem alguns textos seus, tanto de sua produção individual quanto de seu trabalho com outros autores:
A integralidade na atenção à saúde da população
As experiências de articulação universidade-serviço-sociedade em Niterói, RJ
Avaliação das redes de atenção à saúde: contribuições da integralidade
Distrito sanitário: reflexões sobre seu conceito e experiências
Ensino da saúde e a rede de cuidados nas experiências de ensino-aprendizagem
Entre tramas e redes: cuidado e Integralidade
Experiências de avaliação do setor suplementar de saúde: contribuições da integralidade
Modelos assistenciais em saúde: desafios e perspectivas
Modelos tecnoassistenciais em saúde: O debate no campo da saúde coletiva (Tese)
O cuidado como categoria analítica no ensino baseado na integralidade
O currículo de medicina da Universidade Federal Fluminense: revisitando uma experiência