GEGES – LUPA

e-mail: geges.lupa.isc.uff@gmail.com

Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes/CNPq

O QUE É O LUPA?

O Departamento de Planejamento em Saúde (MPS/CMS/CCM/UFF) desenvolve, desde sua criação, diversas ações visando a implantação do SUS, na busca da consolidação de estratégias que almejem responder às adequações necessárias à construção das Políticas Públicas, de Modelos Assistências e de formação de Recursos Humanos na área de Saúde. Tais ações pretendem ser alcançadas através do fortalecimento e expansão das ações educacionais específicas na Graduação e de Educação Permanente. E, ainda, por meio da geração de informações estratégicas que se expressem através de suas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cooperação Técnica em parceria com outras instituições, ou mesmo naquelas que nos unem aos outros Departamentos que compõem o Instituto de Saúde da Comunidade.
Sendo assim, o LUPA (Laboratório Universitário de Planejamento em Saúde) tem como formato estratégico de atuação a consolidação de informações na área da saúde coletiva, particularmente nos seus aspectos científicos, didáticos, pedagógicos, humanísticos e éticos no campo do planejamento e gestão de ações em saúde, buscando consolidar ações e produção de informações que dêem sustentação a implantação do Sistema Único de Saúde; fornecer bases conceituais e metodológicas que contribuam com a mudança dos modelos tecnoassistencias em saúde; divulgar os resultados para análise possibilitando a reflexão e discussão entre pares para tomadas de decisões que levem a formação e a uma prática mais aprimorada no cumprimento das tarefas acadêmicas e uma melhor formação do profissional médico; e influenciar e atuar nas práticas educativas nos cursos de formação em saúde, na perspectiva de contribuir para as mudanças do perfil dos profissionais de saúde, buscando atender de forma integral às necessidades dos serviços de saúde.
Além disso, busca-se também a criação de Núcleos de interface como estratégia complementar às atividades desenvolvidas, valorizando a manutenção das singularidades e complexidade do objeto saúde, tônica e vitalidade da lógica da Saúde Coletiva, agregando todas aquelas atividades que já realizamos e/ou venhamos a realizar, representando ao nosso ver, expressão da necessidade de adequação permanente frente às demandas da sociedade e dos serviços.

Calendário 2015.1

Apresentação – Revisão da Literatura (anexo 1) (anexo 2)

Apresentação – Busca de literatura

Artigo Científico – Redação